terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os Grandes Mestres - Parte VII

MARIE RAMBERT

    Polonesa de Varsóvia, nasceu em 1888 com o nome de Myriam Ramberg. Marie Rambert ocupa um lugar de destaque na história do balé inglês. Antes da Camargo Society, antes do Vic Wells, ela mostrou seu talento como bailarina, sendo a primeira a apresentar no palco um grupo de jovens solistas com os seus próprios nomes, contrariando a moda “russificar” os nomes dos bailarinos.

MARIE RAMBERT
    Depois de uma temporada de espetáculos públicos, nos quais Tamara Karsavina consentiu em aparecer ao lado dos jovens prodígios ingleses, Marie Rambert fundou o Ballet Club numa velha casa paroquial, transformada por seu marido Ashley Dukes num elegante teatro. 
 
THE MARIE RAMBERT DANCERSASHTON AND PEARL ARGYLE ARE THE SECOND COUPLE FROM RIGHT
     Essa foi a primeira residência permanente do bailado na Inglaterra. Contratando Tamara Karsavina e Leon Woizikovsky, Rambert via seu sonho realizado: um teatro com uma companhia e uma escola próprias. Apesar de as dimensões do palco do Ballet Club não oferecerem a disponibilidade mínima de espaço necessário à exibição de uma grande companhia, foi lá que se revelaram grandes artistas.

MARIE RAMBERT COM SEU ALUNO
    Foi no Ballet Club que Frederick Ashton criou o seu primeiro trabalho importante: A Tragedy of Fashion. Lá, também William Chappell descobriu seu talento como cenógrafo e figurinista; Harold Turner dançou Le Spectre de la Rose merecendo que Karsavina o aceitasse como partner. Foi ainda no pequeno palco do Ballet Club que Pearl Argyle, Maude Lloyd, June Brae, Margot Fonteyn, Alicia Markova, Prudence Hyman, Andrée Howard, Diana Gould começaram a despertar interesse de um público limitado mas artisticamente influenciável.

MARIE RAMBERT EM UMA DE SUAS AULAS!
     Marie Rambert não só teve o mérito de descobrir jovens talentos do balé inglês, mas de guiá-los pelos caminhos da técnica e da força de vontade. Sua extraordinária vitalidade e suas faculdades criadoras ultrapassam o ensino específico. Sem ser coreógrafa, ensinou coreografia a Frederick Ashton, a Antony Tudor, a Andrée Howard, a Walter Gore e a Frank Staff. Fez William Chappell desenhar cenários e figurinos, demonstrando que uma escola de dança não deve ser apenas um campo de preparação física, mas um centro cultural completo. Outra descoberta atribuída a Marie Rambert foi o balé de câmera.

FONTE: Achacar, Dalal. Balé: uma arte. Ediouro RJ, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário