sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os Grandes Mestres - Parte XI

ROLAND PETIT

    Nasceu em Villemomble, perto de Paris, em 1924. Iniciou seus estudos de dança aos nove anos na Escola de Ópera de Paris, onde sete anos ou mais tarde entrada para o Corpo de Baile. Sob a tutela de Serge Lifar, foi lançado no papel de Carmelo em L'Amour Socier. Associado a Janine Charrat, aprendeu coreografia e direção de cena, graças aos recitais do jovem par durante a guerra. Na libertação de Paris, em 1944, Roland Petit abandonou a Ópera, iniciando suas famosas Soirées de Dance no Teatro Sarah Bernhardt. Elas foram a origem do Ballets de Champs Elysées fundado por Roland Petit em outubro de 1945, juntamente com Boris Kochno, Irene Lidova e outros.

ROLAND PETIT

    Tornando-se célebre de um dia para o outro com sua coreografia para Les Forains, Roland Petit produziu outras criações primorosas como: Le Rendez Vous, Les Amours de Jupiter, Le Homme ef al Mort. Depois desta primeira experiência bem-sucedida, resolveu fundar sua própria companhia, Les Ballets de Paris, produzindo entre outras obras Le Demoiselles de la Nuit, Le Loup, Cyrano de Bergerac e Carmen. Montou também em Hollywood bailados para filmes, afastando-se assim do balé puro em favor do music hall, no que foi bastante criticado.

ROLAND PETIT E ZIZI JEANMAIRE

     Com obra variadíssima e personalíssima, Roland Petit situa-se entre os melhores coreógrafos modernos, traduzindo o espírito e o bom gosto de Paris. Com raro sentido de espetáculo, consegue o equilíbrio perfeito entre a música, o tema, a coreografia, os cenários e os figurinos. A dança é, para ele, um elemento da produção teatral que se une à mímica e às vezes à canção. Sua arte é feita de contrastes.
Seus balés mais recentes são: Turangalila, Symphonie Fantastique, Notre Dame de Paris, La Dame de Pigue, Chauve Souris, e uma nova versão de Coppelia.


ROLAND PETIT E ZIZI JEANMAIRE


FONTE: Achacar, Dalal. Balé: uma arte. Ediouro RJ, 1998.

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