sexta-feira, 29 de abril de 2011

Elementos de uma aula de Balé Clássico

Para uma aula de nível avançado, indica-se a sequência descrita a seguir, inclusive com alguns exercícios, que considero importantes, executados no chão.


ALONGAMENTO
No centro, de pés paralelos e afastados um do outro a mesma distância dos ombros, joelhos levemente dobrados. Alongar os braços e o tronco para cima (contra a gravidade), para frente (alongando os isquiotibiais) e para os lados.

O CHÃO
Exercícios abdominais e para o glúteo;
Exercícios de fortalecimento e alongamento para os músculos laterais e internos da coxa (fáscia lata e adutores);
Alongamento para os músculos abdominais e do glúteo;
Exercícios de fortalecimento para os braços, músculos peitorais e das costas;
Alongamento de todos os músculos trabalhados e do quadríceps.

A BARRA
Battement tendu com demi plié na 1ª posição e alongamento dos isquiotibiais;
Battement tendu simples na 1ª posição, exercitando a transferência de peso de uma perna para outra;
Grand plié na 1ª, 2ª e 5ª posição. Souplesse en avant e en arrière;
Battement tendu na 5ª posição;
Battement tendu rápido com acento dentro;
Battement jeté com passé retiré e equilíbrio;
Ronde de jambe à terre com grand plié na 4ª posição, souplesse en avante e en arrière em 4ª posição allongé;
Battement fondu;
Battement frappé e equilíbrio em grandes poses;
Ronde de jambe en l'aire;
Petit Battement sur le cou de pied;
Adágio;
Grand Battement;
Exercício de alongamento na barra.


O CENTRO
Placement: é onde se coloca posturalmente o bailarino agora sem a barra. Sendo o quadril o centro dos movimentos.
Battement tendu;
Degagé ou jeté;
Rond de jambe à terre;
Port de bras;
Pas de bourreés;
Pas de basque;
Pas chassé;
Passos e caminhadas;
Temps lié, entre outros.

ADÁGIO
Se trabalha a maturação artística e estética em exercícios de força e equilíbrio. As grandes poses e os movimentos lentos.
Ex: Developpé;
Arabesque;
Attitudes;
Promenade em grandes poses;
Grand rond de jambe en l'aire;
Fouetté à terre;
Écartes
Grand port de bras;
Grand plié;
Piruetas em grandes e pequenas poses;
Renversé, entre outros.

VALSA
Se trabalha a movimentação do corpo em todas as direções, com giros rápidos e pequenos impulsos. Trabalha, também, a suavidade, a harmonia e a graciosidade dos movimentos.
Ex: Pas balancé;
Pas tombé;
Flic-flac;
Soutenu en tournant;
Detourné;
Déboulé;
Piruetas en dehors e en dedans;
Relevé;
Grand battement;
Além dos exercícios e dos passos já realizados.

PEQUENO SALTO
É o aquecimento dos pés, para suportar o peso do corpo na descida dos saltos. Saltos de duas pernas para duas pernas.
Ex: Temps levé sobre duas pernas;
Changement de pied;
Echappé;
Sobressaut.

PEQUENO ALEGRO
São pequenos saltos, ou seja, aqueles que tem como impulso apenas o demi plié em duas ou apenas uma perna, misturados a movimentos brilhantes e giros rápidos. Podem ser ordenados em vários exercícios separados que acompanhem as dificuldades técnicas e a força empregada.
Ex: Assemblé;
Jeté;
Rond de jambe en l'aire sauté;
Sissonne simples;
Ballonné;
Ballotté;
Sobressaut de volée;
Temps de cuisse;
Temps levé em pequenas e grandes poses;
Chassé en tournant, entre outros.

ALEGRO
São executados os grandes saltos, aqueles que tem na sua estrutura dois impulsos: o demi plié e o grand battement. Ou saltos e passos em que seja empregada uma grande força física e dificuldade técnica.
Ex: Grand jeté;
Grand jeté entrelacé;
Grand fouetté sauté;
Gargouillade;
Pas de poisson;
Cabriole;
Saut de basque;
Saut de l'ange;
Entrechats;
Tour en l'aire;
Sissonne ouverte, fermée, developpée, changée, entre outros.

ALONGAMENTO
Todos os músculos, depois de muito exigidos, precisam ser alongados, para evitar a hipertonia muscular e a diminuição de elasticidade.
Ex: alongamento dos músculos mais solicitados:
Quadríceps;
Músculos das costas;
Abdminais: reto, oblíquos e intercostais;
Tendão de Aquiles e músculos da panturrilha;

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